Projetos

Projeto Interdesciplinar - Desenvolvendo pelos professores do 6º ao 9º Ano.

Projeto Leitura e Interação
Justificativa:
            Diante dos avanços e das tecnologias do mundo contemporâneo, acreditamos ser a educação um agente que promove mudanças para tornar os seres humanos mais justos, felizes,politicamente correto e a sociedade mais pacífica. Por esse motivo, entendemos que, educar não é apenas uma simples transmissão de conhecimentos, mas deve considerar o estudante em sua formação integral porquanto, procuraremos realizar atividades que envolvam os adolescentes num convívio diário com a literatura, uma vez que em sua maioria não são incentivados, em seus lares, a terem o hábito da leitura, com exceção daqueles que acompanham seus familiares nas atividades religiosas.
Existe ainda o fato de que os alunos das escolas públicas, em se comparados às escolas particulares, lêem muito pouco, o que denota o enfrentamento de problemas como falta de livros, bibliotecas e recursos diversos, impedindo a realização de atividades que possibilitam o acesso dos alunos ao universo literário
“A atividade fundamental desenvolvida pela escola, para a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importante saber ler do que saber escrever. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar voltado para a leitura. Se um aluno não se sair muito bem nas outras atividades, mas for um bom leitor, penso que a escola cumpriu em grande parte sua tarefa. Se, porém outro aluno tiver notas excelentes em tudo, mas não se tornar um bom leitor, sua formação será profundamente defeituosa e ele terá menos chances no futuro do que aquele que, apesar das reprovações se tornou um bom leitor.” (CAGLIARI, 1999, p.148)
Convém ressaltar que além de aprender a ler e escrever, os nossos alunos precisam ter domínio das práticas sociais de leitura e escrita. Aprender a ler não só é uma das maiores experiências da vida escolar, como também é uma vivência única para todo ser humano.
De acordo com Freire (2000) um bom leitor conhece mais, possui raciocínio rápido, sabe ser crítico, compreende, contorna e/ou soluciona melhor as diversas situações que tem que enfrentar no cotidiano.
Segundo Werneck (1999), os benefícios que os leitores recebem ninguém consegue tirá-los, pois quando fazem uma leitura, saem do superficial e mergulham no texto com
profundidade. Além disso, desvendam diferentes leituras, adquirindo novos conhecimentos, logo, produzindo e criando novos textos e conceitos.
Portanto, verificamos que a questão da leitura  de livros literários, deve de fato fazer parte da vida de todos  nossos alunos, porque formar leitor é uma construção coletiva da qual participam a família, o professor e a escola. Cabe aos educadores em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a leitura, melhorar as estratégias, especialmente de compreensão e oferecer muitos e variados textos aos nossos alunos.A prática de leitura, junto com a literatura, tem que assumir um papel importante na vida escolar dos nossos alunos, pois através delas é que ampliamos os conhecimentos, mexemos com as emoções, damos asas à imaginação do nosso alunado.
Almejando uma educação ampla, que inclua a realização pessoal e a cidadania, optamos por desenvolver este projeto por meio dos Gêneros Textuais envolvendo também a tecnologia da sala de informática que dará ao educando uma nova visão sobre o ato de ler e sua importância em nosso cotidiano.

Objetivo geral:
            Formar leitores capazes de participar, de forma consciente, crítica e criativa, de uma sociedade cada vez mais complexa, o que só acontecerá se o aluno puder ter acesso a uma formação que valorize e priorize a leitura.

Metodologia:
            Primeiro momento: após a elaboração deste, fazer a divulgação para os professores e funcionários logo após, para o aluno com apresentação do vídeo ASSALTO GRAMATICAL.
            Segundo momento: escolha dos professores monitores que ajudarão os alunos nas dificuldades que surgirem.
            Terceiro momento: a professora de Português, Ênia, fará a introdução ou revisão do gênero textual para os alunos e professores, de acordo com o Planejamento Anual logo após, entregará o material para a leitura, fornecerá informações para pesquisas que serão feitas em sala de aula durante a aula de Português ou na aula do professor monitor.
Ex:A leitura de fábulas (ler e fazer um comentário).
            Quarto momento: será pedido que cada aluno faça em seu caderno um comentário de leitura. Esse comentário será corrigido pela professora de Português/professor monitor e reescrito pelo aluno.
            Quinto momento: com o comentário pronto em mãos, os alunos irão para a sala de informática postar seus textos no blog da escola. Os textos serão lidos pelos colegas da própria sala e de outras salas, que escolherão um texto ou mais para fazer um comentário (construtivo) sobre a produção do colega.
Sexto momento: Depois dos alunos os professores e funcionários da escola deverão deixar também um texto (sobre o gênero estudado) para que seja apreciado pelo público. Além disso, deverá também deixar um comentário (de incentivo) sobre um  ou mais texto de alguém.
            Sétimo momento: cada sala, de acordo com cronograma, ficará responsável por atualizar a sessão de gênero.
Oitavo momento: a professora de Português fará o controle, juntamente com os professores monitores, dos alunos e salas que  estão interagindo com mais frequência para que concorram à premiações no encerramento deste projeto.
            O envolvimento de todos faz-se necessário pois,só assim haverá mudanças de conceitos e nossos alunos farão a diferença em qualquer atividade que envolva leitura que por ventura participarem.
OBS:Após a leitura, reescrita, postagem no blog o aluno deverá criar seu texto de acordo com o gênero estudado.
Cronograma:
            As atividades serão desenvolvidas no decorrer do segundo semestre deste ano de 2012.
Avaliação:
            Será feita pela professora de Português/monitores durante a correção que avaliará coerência e coesão, ortografia, pontuação,pela quantidade de participações no blog.
Encerramento:
            Será premiada a sala que mais participar com um dia em Primavera do Leste com almoço, ida ao cinema, lanche.
            Será escolhido o primeiro, segundo e terceiro lugar para os alunos de maior destaque e serão premiados com uma lembrancinha do Boticário ou Natura.


Avaliação:
            Será feita com a observação do desempenho e dedicação dos alunos em fazer as atividades propostas.

 Bibliografia:






Projeto Interdesciplinar - Desenvolvendo pelos professores do 6º ao 9º Ano.

              RECICLANDO PET
Justificativa:


            Atualmente  estamos em constante apreensão no que diz respeito à natureza.Os dados divulgados, entre 2006 e 2008, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, conhecido pela sua sigla em inglês IPCC, provocaram debates em todo o mundo.Não há hoje tema tão preocupante como o do aquecimento global e o das mudanças climáticas.Mas ele não é novo.Alertas foram dados pelos ecologistas desde os anos 60 do século passado.Na Rio-92, 173 chefes de Estado e de governo aprovaram um documento, a Agenda 21, para colocar o mundo na rota do “desenvolvimento sustentável”, um compromisso com as futuras gerações.O Fórum Global, na mesma ocasião, aprovou dois importantes e complementares documentos para uma “sociedade sustentável”:a Carta da Terra e o Tratado da Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e a Responsabilidade Global.Em 2002, as Nações Unidas lançaram a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável(2005-2014).O mundo está se mobilizando, de diferente maneiras, para evitar o pior.Contudo, as preocupações persistem e os grandes desafios ainda não foram superados.
            __O que a educação pode fazer nesse contexto?
            Esta é uma questão fácil de responder e ao mesmo tempo difícil pois, em relação ao tamanho do problema enfrentado pelo meio ambiente o que se ensina nas escolas torna-se quase insignificante visto que, os resultados dessa aprendizagem só fará diferença futuramente.Pensando nesse contexto de dificuldades e dando um passo em busca de uma educação comprometida com a preservação da natureza é que desenvolveremos este projeto que utilizará garrafas PET tão prejudicial ao meio ambiente e as transformará em objetos de arte como: bolsas, suportes de papel higiênico, flores dentre outros favorecendo assim a natureza  e a comunidade em que vive.


Objetivo geral:
            Compreender a importância da reciclagem para a preservação da natureza valorizando o trabalho manual para a confecção de obras de arte.


Metodologia:
            Após diálogo com os alunos a respeito da importância da preservação da natureza por meio da reciclagem, principalmente de garrafas PET, mostrar os diversos trabalhos que podem ser feitos com o aproveitamento desse material. Convidá-lo a participarem das aulas que serão realizadas nas quintas feiras por mim,professora Ênia e professora Márcia a partir das 13:00h até às 15:00h na escola.Todas as professoras ajudarão arrecadando garrafas com as turmas, lavando, cortando, ensinando a decorar o trabalho.
            Nos encontros será ensinado como confeccionar bolsas, dentre outros objetos, utilizando garrafas PET
Recursos
*garrafa PET;
*agulha para fazer crochê 1.5 ou 1.25;
*tecido poliéster, plástico, flores de plástico e outros;
*linha grossa Princesinha ou Liza.

Duração:
            O projeto será desenvolvido no decorrer do ano de 2012 ou seja a partir do momento de sua aprovação até o final do ano.

Avaliação:
            Será feita com a observação do desempenho e dedicação dos alunos em fazer as atividades propostas
BIBLIOGRAFIA:
GADOTTI, Moacir – livro Educação para a Sustentabilidade.








Projeto Interdesciplinar - Desenvolvendo pelos professores do 6º ao 9º Ano.


PROJETO MULLER



JUSTIFICATIVA:

Criada em 24/08/1927 pelo decreto nº 776, e elevada a Escola Estadual pelo decreto 1927 de 09/04/1974, Escola Estadual Cel. Júlio Müller, conhecida como Escola de Tradição, está organizada em Ciclos de Formação Humana, tem por filosofia, possibilitar ao grupo uma contribuição na formação do auto conhecimento, auto desenvolvimento e proporcionar às mulheres de hoje a integridade, com habilidade na percepção de seu valor numa sociedade machista e reconhecendo a sua plena capacidade intelectual e de liderança, obtendo consciência de sua importância no mercado de trabalho na comunidade onde está inserida e detectar sua participação ativa na construção da família e de uma sociedade mais humana pautada na ética, na justiça e no respeito humano. Desde o nascimento esta escola de Tradição sempre estivemos preocupados com a  formação do caráter do ser humano.  A escola vem propor com o presente projeto o resgate de valores éticos como respeito, obediência e compreensão no relacionamento com as mulheres, buscando assim a valorização da família pelo educando, sabendo que esses valores é uma base familiar sólida, serão juntos com a educação, responsável pela construção de um sujeito consciente de seus valores na sociedade. O tema MULHER realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela pessoa que não fique empolgada quando fala da MULHER: mamãe, amiga, profissional. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossos alunos e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.


OBJETIVO Geral:

Conscientizar o aluno sobre a importância da mulher como agente transformador do meio em que vive.

OBJETIVO ESPECÍFICOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO (Ciências Humanas e Linguagens):
·         Contribuir para que as alunas adquiram atitudes de maior respeito a si próprio e aos colegas.
·         Refletir sobre as conseqüências de atitudes adotadas pela mulher ou contra ela
·         Identificar os diferentes tipos de linguagem e respeitá-la.
·         Enriquecer o vocabulário em LEM referente à mulher.
·         Reconhecer a importância da atividade física para a saúde da mulher
·         Aprender através de regras pré-estabelecidas as atividades físicas a importância d socialização do trabalho em grupo e do respeito para o bom conhecimento do ser humano.
·         Conhecer a luta da mulher pela igualdade de direitos.
·         Identificar e conhecer a biografia de mulheres que se destacaram nos vários campos da sociedade, conforme conteúdo em estudo na turma a que pertence o aluno.
·         Construir uma linha do tempo retratando as várias conquistas da mulher brasileira ao
·         Elaborar um painel comparativo caracterizando as condições de vida da mulher atual com outros países (trabalho, escolaridade, saúde, política, situação conjugal e população.
·      Confeccionar um álbum seriado com a história de algumas mulheres que marcaram o Cristianismo dentro da Bíblia.
·      Eleger uma personagem na Bíblia e dramatizar sua história.
·      Identificar mulheres brasileiras que se destacaram pela participação da evangelização no seu trabalho de missões.


CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

·         Coletar dados na delegacia de polícia sobre agressões sofridas a mulheres de Poxoréu.
·         Construir tabelas e gráficos com os dados pesquisados.
·         Analisar gráficos referentes à violência sofridas por mulheres em MT.
·         Elaborar questões para a pesquisa em município do MT com pior índice de violência contra a mulher.
·         Solucionar situações próximas utilizando dados de gráficos referentes à temática mulher.
·         Conhecer o desenvolvimento do corpo feminino nas etapas e fases da vida.
·         Cuidar do corpo, o que diz respeito à alimentação, higiene, física, como forma de valorização.
·         Estudar as principais doenças que atingem as mulheres.
·         Conhecer métodos contraceptivos
·         Perceber a importância do planejamento familiar como forma de garantia de independência.


Conteúdos a serem trabalhados:
Português
Ø  Valores
Ø  Produção de textos
Ø  Edição de vídeos
Ø  Tipos de linguagens
Ø  Cartazes
Artes
Ø  Releitura de obras de artes
Ø  Interpretar texto visual
Ø  Dramatização
Inglês
Ø  Vocabulário Inglês/Português
Ø  Cultura da mulher americana
Educação Física
Ø  Regras de atividades físicas de diferentes modalidades
História
Ø  Linha do tempo
Ø  Biografias de fatos históricos
Geografia
Ø  Fazer painéis comparativos
Educação Religiosa
Ø  Dramatização
Matemática
Ø   Tabelas
Ø  Gráficos
Ø  Resolução de Problemas
Ciências
Ø  Cartazes enfatizando a saúde, alimentação e higiene.


METODOLOGIA:
·         Produzir textos e expor suas opiniões sobre o tema abordado.
·         Realizar entrevista abordando a importância da mulher na sociedade de Poxoréu.
·         Elaborar maquetes de acordo com o tema proposto.
·         Elaborar o roteiro para a produção de um vídeo sobre o tema mulher.
·         Editar o vídeo produzido através do roteiro.
·         Conhecer as mulheres que se destacaram na arte municipal, estadual e federal.
·         Fazer releitura de obras de arte produzidas por artistas brasileiros.
·         Dramatizar histórias referentes à atuação da mulher no Brasil.
·         Comparar a mulher brasileira com a americana.
·         Conversa informal sobre a mulher e suas profissões
·          Confecção de cartazes: “As profissões”, montagem de uma boneca que representará a mulher.
·         Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
·         Ensaios de músicas e teatro para a apresentação;
·         Dinâmicas com o tema mulher.
·         Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
·         Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil da mulher em questão.
·         Ornamentação de murais com fotos de mulher
·         Criar poesias, mensagens.
·         Produção de uma peça teatral.
·         Confecção de lembranças.
·         Confecção de cartões.
·         Produção de textos a partir de temas ligados à mulher grávida: gravidez saudável ou de risco, mulher aidética, fumante, alcoólatra.
·         Criação de depoimentos a partir do tema: O que nunca disse à mamãe..., Meus sentimentos de adolescentes...
·         Criar slogans.
·         Apresentação de dança

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Alimentação Saudável - Desenvolvido pela Elisâmgela Francisca Maria Leite - Nutrição da escola
 APRESENTAÇÃO

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia.Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais  para com os alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular os alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma pessoa pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pelo aprendizado dos alunos, este projeto foi elaborado.

JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: 1ª ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; 2ª ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e 3ª ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país.

OBJETIVOS

GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender a pirâmide alimentar e o seu uso para controlar uma boa alimentação
·         Identificar a origem (animal, vegetal e mineral) dos alimentos
·         Diferenciar um alimento nutritivo em comparação a alimento sem valor nutritivo
·         Comparar preços e identificar os tipos diferentes de um mesmo alimento
·         Entender a necessidade de higienização dos alimentos
·         Perceber a aparência dos alimentos
·         Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
·         Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
·         Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
·         Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
·         Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
·         Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
·         Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·         Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos
·         Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
·         Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
·         Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·         Valorizar o momento reservado à alimentação, durante a hora do lanche.

METODOLOGIA


·         Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida doa alunos
·         Registro dos alimentos mais consumidos por toda a  família;
·         Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
·         Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
·         Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
·         Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
·         Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
·         Confeccionar cartazes quanto a conscientização da alimentação saudável e Você Sabia....?
·         Construir uma pirâmide alimentar com embalagens de alimentos
·         Palestra com uma nutricionista;
·         Visitar uma feira;
·         Preparação e degustação de receitas saudáveis;
·         Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
·         Construir um livro de receitas.
·         Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
·         Confecção de painéis.


RECURSOS/ESTRATÉGIAS
·         Cozinha experimental
·         Sala de Informática
·         Alimentos in natura
·         Músicas
·         Sala de vídeo
·         Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
·         Recorte, colagem e modelagem
·         Sucatas para painéis
·         Cartazes


CULINÁRIA: 
·         Salada de frutas e legumes;
·         Sucos;
·                    Receitas saudáveis.


PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela merendeira.

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.