Projeto
Leitura e Interação
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Justificativa:
Diante dos avanços e das tecnologias do mundo
contemporâneo, acreditamos ser a educação um agente que promove mudanças para
tornar os seres humanos mais justos, felizes,politicamente correto e a
sociedade mais pacífica. Por esse motivo, entendemos que, educar não é apenas
uma simples transmissão de conhecimentos, mas deve considerar o estudante em
sua formação integral porquanto, procuraremos realizar atividades que envolvam
os adolescentes num convívio diário com a literatura, uma vez que em sua
maioria não são incentivados, em seus lares, a terem o hábito da leitura, com
exceção daqueles que acompanham seus familiares nas atividades religiosas.
Existe ainda o fato de que
os alunos das escolas públicas, em se comparados às escolas particulares, lêem
muito pouco, o que denota o enfrentamento de problemas como falta de livros,
bibliotecas e recursos diversos, impedindo a realização de atividades que
possibilitam o acesso dos alunos ao universo literário.
“A atividade fundamental desenvolvida pela escola, para
a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importante saber ler do que
saber escrever. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar
voltado para a leitura. Se um aluno não se sair muito bem nas outras
atividades, mas for um bom leitor, penso que a escola cumpriu em grande parte
sua tarefa. Se, porém outro aluno tiver notas excelentes em tudo, mas não se
tornar um bom leitor, sua formação será profundamente defeituosa e ele terá
menos chances no futuro do que aquele que, apesar das reprovações se tornou um
bom leitor.” (CAGLIARI, 1999, p.148)
Convém
ressaltar que além de aprender a ler e escrever, os nossos alunos precisam ter
domínio das práticas sociais de leitura e escrita. Aprender a ler não só é uma
das maiores experiências da vida escolar, como também é uma vivência única para
todo ser humano.
De
acordo com Freire (2000) um bom leitor conhece mais, possui raciocínio rápido,
sabe ser crítico, compreende, contorna e/ou soluciona melhor as diversas
situações que tem que enfrentar no cotidiano.
Segundo Werneck (1999), os
benefícios que os leitores recebem ninguém consegue tirá-los, pois quando fazem
uma leitura, saem do superficial e mergulham no texto com
profundidade. Além disso, desvendam
diferentes leituras, adquirindo novos conhecimentos, logo, produzindo e criando
novos textos e conceitos.
Portanto,
verificamos que a questão da leitura de
livros literários, deve de fato fazer parte da vida de todos nossos alunos, porque formar leitor é uma
construção coletiva da qual participam a família, o professor e a escola. Cabe
aos educadores em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a
leitura, melhorar as estratégias, especialmente de compreensão e oferecer
muitos e variados textos aos nossos alunos.A prática de leitura, junto com a
literatura, tem que assumir um papel importante na vida escolar dos nossos
alunos, pois através delas é que ampliamos os conhecimentos, mexemos com as
emoções, damos asas à imaginação do nosso alunado.
Almejando uma educação
ampla, que inclua a realização pessoal e a cidadania, optamos por desenvolver
este projeto por meio dos Gêneros Textuais envolvendo também a tecnologia da
sala de informática que dará ao educando uma nova visão sobre o ato de ler e
sua importância em nosso cotidiano.
Objetivo
geral:
Formar leitores capazes de participar, de forma
consciente, crítica e criativa, de uma sociedade cada vez mais complexa, o que
só acontecerá se o aluno puder ter acesso a uma formação que valorize e
priorize a leitura.
Metodologia:
Primeiro momento: após a elaboração
deste, fazer a divulgação para os professores e funcionários logo após, para o
aluno com apresentação do vídeo ASSALTO
GRAMATICAL.
Segundo momento: escolha dos
professores monitores que ajudarão os alunos nas dificuldades que surgirem.
Terceiro momento: a professora de Português,
Ênia, fará a introdução ou revisão do gênero textual para os alunos e professores,
de acordo com o Planejamento Anual logo após, entregará o material para a
leitura, fornecerá informações para pesquisas que serão feitas em sala de aula
durante a aula de Português ou na aula do professor monitor.
Ex:A leitura de fábulas (ler e fazer
um comentário).
Quarto momento: será pedido que cada
aluno faça em seu caderno um comentário de leitura. Esse comentário será corrigido
pela professora de Português/professor monitor e reescrito pelo aluno.
Quinto momento: com o comentário pronto
em mãos, os alunos irão para a sala de informática postar seus textos no blog
da escola. Os textos serão lidos pelos colegas da própria sala e de outras
salas, que escolherão um texto ou mais para fazer um comentário (construtivo)
sobre a produção do colega.
Sexto
momento: Depois dos
alunos os professores e funcionários da escola deverão deixar também um texto (sobre
o gênero estudado) para que seja apreciado pelo público. Além disso, deverá
também deixar um comentário (de incentivo) sobre um ou mais texto de alguém.
Sétimo momento: cada sala, de acordo
com cronograma, ficará responsável por atualizar a sessão de gênero.
Oitavo
momento: a professora
de Português fará o controle, juntamente com os professores monitores, dos
alunos e salas que estão interagindo com
mais frequência para que concorram à premiações no encerramento deste projeto.
O
envolvimento de todos faz-se necessário pois,só assim haverá mudanças de
conceitos e nossos alunos farão a diferença em qualquer atividade que envolva
leitura que por ventura participarem.
OBS:Após a leitura, reescrita, postagem no
blog o aluno deverá criar seu texto de acordo com o gênero estudado.
Cronograma:
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do segundo
semestre deste ano de 2012.
Avaliação:
Será
feita pela professora de Português/monitores durante a correção que avaliará coerência
e coesão, ortografia, pontuação,pela quantidade de participações no blog.
Encerramento:
Será premiada a sala que mais participar com um dia em
Primavera do Leste com almoço, ida ao cinema, lanche.
Será
escolhido o primeiro, segundo e terceiro lugar para os alunos de maior destaque
e serão premiados com uma lembrancinha do Boticário ou Natura.
Será feita com a
observação do desempenho e dedicação dos alunos em fazer as atividades
propostas.
Bibliografia:
Projeto Interdesciplinar - Desenvolvendo pelos professores do 6º ao 9º Ano.
RECICLANDO PET
Justificativa:
Atualmente estamos em constante apreensão no que diz
respeito à natureza.Os dados divulgados, entre 2006 e 2008, pelo Painel
Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, conhecido pela sua sigla em
inglês IPCC, provocaram debates em todo o mundo.Não há hoje tema tão
preocupante como o do aquecimento global e o das mudanças climáticas.Mas ele
não é novo.Alertas foram dados pelos ecologistas desde os anos 60 do século
passado.Na Rio-92, 173 chefes de Estado e de governo aprovaram um documento, a
Agenda 21, para colocar o mundo na rota do “desenvolvimento sustentável”, um
compromisso com as futuras gerações.O Fórum Global, na mesma ocasião, aprovou
dois importantes e complementares documentos para uma “sociedade sustentável”:a
Carta da Terra e o Tratado da Educação Ambiental para as Sociedades
Sustentáveis e a Responsabilidade Global.Em 2002, as Nações Unidas lançaram a
Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável(2005-2014).O mundo está
se mobilizando, de diferente maneiras, para evitar o pior.Contudo, as
preocupações persistem e os grandes desafios ainda não foram superados.
__O
que a educação pode fazer nesse contexto?
Esta
é uma questão fácil de responder e ao mesmo tempo difícil pois, em relação ao
tamanho do problema enfrentado pelo meio ambiente o que se ensina nas escolas
torna-se quase insignificante visto que, os resultados dessa aprendizagem só
fará diferença futuramente.Pensando nesse contexto de dificuldades e dando um
passo em busca de uma educação comprometida com a preservação da natureza é que
desenvolveremos este projeto que utilizará garrafas PET tão prejudicial ao meio
ambiente e as transformará em objetos de arte como: bolsas, suportes de papel
higiênico, flores dentre outros favorecendo assim a natureza e a comunidade em que vive.
Objetivo
geral:
Compreender a
importância da reciclagem para a preservação da natureza valorizando o trabalho
manual para a confecção de obras de arte.
Metodologia:
Após diálogo com os
alunos a respeito da importância da preservação da natureza por meio da
reciclagem, principalmente de garrafas PET, mostrar os diversos trabalhos que
podem ser feitos com o aproveitamento desse material. Convidá-lo a participarem
das aulas que serão realizadas nas quintas feiras por mim,professora Ênia e
professora Márcia a partir das 13:00h até às 15:00h na escola.Todas as professoras
ajudarão arrecadando garrafas com as turmas, lavando, cortando, ensinando a
decorar o trabalho.
Nos
encontros será ensinado como confeccionar bolsas, dentre outros objetos,
utilizando garrafas PET
Recursos
*garrafa PET;
*agulha para fazer crochê 1.5
ou 1.25;
*tecido poliéster, plástico,
flores de plástico e outros;
*linha grossa Princesinha ou
Liza.
Duração:
O
projeto será desenvolvido no decorrer do ano de 2012 ou seja a partir do
momento de sua aprovação até o final do ano.
Avaliação:
Será feita com a
observação do desempenho e dedicação dos alunos em fazer as atividades
propostas
BIBLIOGRAFIA:
GADOTTI,
Moacir – livro Educação para a Sustentabilidade.
Projeto Interdesciplinar - Desenvolvendo pelos professores do 6º ao 9º Ano.
PROJETO MULLER
JUSTIFICATIVA:
Criada em 24/08/1927 pelo decreto nº 776, e
elevada a Escola Estadual pelo decreto 1927 de 09/04/1974, Escola Estadual Cel.
Júlio Müller, conhecida como Escola de Tradição, está organizada em Ciclos de
Formação Humana, tem por filosofia, possibilitar ao grupo uma contribuição na
formação do auto conhecimento, auto desenvolvimento e proporcionar às mulheres
de hoje a integridade, com habilidade na percepção de seu valor numa sociedade
machista e reconhecendo a sua plena capacidade intelectual e de liderança,
obtendo consciência de sua importância no mercado de trabalho na comunidade
onde está inserida e detectar sua participação ativa na construção da família e
de uma sociedade mais humana pautada na ética, na justiça e no respeito humano.
Desde o nascimento esta escola de Tradição sempre estivemos preocupados com a formação do caráter do ser humano. A escola vem propor com o presente projeto o
resgate de valores éticos como respeito, obediência e compreensão no
relacionamento com as mulheres, buscando assim a valorização da família pelo
educando, sabendo que esses valores é uma base familiar sólida, serão juntos
com a educação, responsável pela construção de um sujeito consciente de seus
valores na sociedade. O tema MULHER realmente é
maravilhoso para se trabalhar, não há aquela pessoa que não fique empolgada
quando fala da MULHER: mamãe, amiga, profissional. Porém não podemos nos
esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe,
sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a
nós motivarmos nossos alunos e lhes mostrar motivos para participarem do
projeto.
OBJETIVO
Geral:
Conscientizar o aluno sobre a importância
da mulher como agente transformador do meio em que vive.
OBJETIVO
ESPECÍFICOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO (Ciências Humanas e Linguagens):
·
Contribuir para que as alunas adquiram
atitudes de maior respeito a si próprio e aos colegas.
·
Refletir sobre as conseqüências de atitudes
adotadas pela mulher ou contra ela
·
Identificar os diferentes tipos de
linguagem e respeitá-la.
·
Enriquecer o vocabulário em LEM referente à
mulher.
·
Reconhecer a importância da atividade
física para a saúde da mulher
·
Aprender através de regras
pré-estabelecidas as atividades físicas a importância d socialização do
trabalho em grupo e do respeito para o bom conhecimento do ser humano.
·
Conhecer
a luta da mulher pela igualdade de direitos.
·
Identificar
e conhecer a biografia de mulheres que se destacaram nos vários campos da
sociedade, conforme conteúdo em estudo na turma a que pertence o aluno.
·
Construir
uma linha do tempo retratando as várias conquistas da mulher brasileira ao
·
Elaborar
um painel comparativo caracterizando as condições de vida da mulher atual com
outros países (trabalho, escolaridade, saúde, política, situação conjugal e
população.
·
Confeccionar
um álbum seriado com a história de algumas mulheres que marcaram o Cristianismo
dentro da Bíblia.
·
Eleger
uma personagem na Bíblia e dramatizar sua história.
·
Identificar
mulheres brasileiras que se destacaram pela participação da evangelização no
seu trabalho de missões.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA E MATEMÁTICA
·
Coletar
dados na delegacia de polícia sobre agressões sofridas a mulheres de Poxoréu.
·
Construir
tabelas e gráficos com os dados pesquisados.
·
Analisar
gráficos referentes à violência sofridas por mulheres em MT.
·
Elaborar
questões para a pesquisa em município do MT com pior índice de violência contra
a mulher.
·
Solucionar
situações próximas utilizando dados de gráficos referentes à temática mulher.
·
Conhecer
o desenvolvimento do corpo feminino nas etapas e fases da vida.
·
Cuidar
do corpo, o que diz respeito à alimentação, higiene, física, como forma de
valorização.
·
Estudar
as principais doenças que atingem as mulheres.
·
Conhecer
métodos contraceptivos
·
Perceber
a importância do planejamento familiar como forma de garantia de independência.
Conteúdos a serem trabalhados:
Português
Ø
Valores
Ø
Produção
de textos
Ø
Edição
de vídeos
Ø
Tipos
de linguagens
Ø
Cartazes
Artes
Ø
Releitura
de obras de artes
Ø
Interpretar
texto visual
Ø
Dramatização
Inglês
Ø
Vocabulário
Inglês/Português
Ø
Cultura
da mulher americana
Educação
Física
Ø
Regras
de atividades físicas de diferentes modalidades
História
Ø
Linha
do tempo
Ø
Biografias
de fatos históricos
Geografia
Ø
Fazer
painéis comparativos
Educação
Religiosa
Ø
Dramatização
Matemática
Ø
Tabelas
Ø
Gráficos
Ø
Resolução
de Problemas
Ciências
Ø
Cartazes
enfatizando a saúde, alimentação e higiene.
METODOLOGIA:
·
Produzir textos e expor suas opiniões sobre
o tema abordado.
·
Realizar entrevista abordando a importância
da mulher na sociedade de Poxoréu.
·
Elaborar maquetes de acordo com o tema
proposto.
·
Elaborar o roteiro para a produção de um
vídeo sobre o tema mulher.
·
Editar o vídeo produzido através do
roteiro.
·
Conhecer as mulheres que se destacaram na
arte municipal, estadual e federal.
·
Fazer releitura de obras de arte produzidas
por artistas brasileiros.
·
Dramatizar histórias referentes à atuação
da mulher no Brasil.
·
Comparar a mulher brasileira com a
americana.
·
Conversa informal sobre a
mulher e suas profissões
·
Confecção de cartazes: “As profissões”, montagem
de uma boneca que representará a mulher.
·
Colagem: (recortes e
colagem de figuras de revistas);
·
Ensaios de músicas e
teatro para a apresentação;
·
Dinâmicas com o tema
mulher.
·
Homenagem as mãe:
apresentação das turmas.
·
Diálogo,
aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil da mulher
em questão.
·
Ornamentação
de murais com fotos de mulher
·
Criar
poesias, mensagens.
·
Produção de
uma peça teatral.
·
Confecção de
lembranças.
·
Confecção de
cartões.
·
Produção de
textos a partir de temas ligados à mulher grávida: gravidez saudável ou de
risco, mulher aidética, fumante, alcoólatra.
·
Criação de
depoimentos a partir do tema: O que nunca disse à mamãe..., Meus sentimentos de
adolescentes...
·
Criar
slogans.
·
Apresentação
de dança
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária do
aluno no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com
a professora.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Alimentação Saudável - Desenvolvido pela Elisâmgela Francisca Maria Leite - Nutrição da escolaAPRESENTAÇÃO
Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas,
verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu
preferia mas, por obediência, comia.Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a
fala de meus pais para com os alunos. No
início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de
estimular os alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a
respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação
saudável de uma pessoa pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pelo aprendizado dos alunos,
este projeto foi elaborado.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel
fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da
alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar
pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: 1ª ações de
estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades
educativas que informem e motivem escolhas individuais; 2ª ações de apoio à
adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação
nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e 3ª ações de proteção à
alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade
escolar a práticas alimentares inadequadas.O mercado da alimentação tem sido um
dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de
segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a
oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por
meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento
desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a
escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de
conscientização. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser
inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a
crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização
crescente em nosso país.
OBJETIVOS
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Compreender a pirâmide alimentar e o seu
uso para controlar uma boa alimentação
·
Identificar a origem (animal, vegetal e
mineral) dos alimentos
·
Diferenciar um alimento nutritivo em
comparação a alimento sem valor nutritivo
·
Comparar preços e identificar os tipos
diferentes de um mesmo alimento
·
Entender a necessidade de higienização dos
alimentos
·
Perceber a aparência dos alimentos
·
Promover o consumo de frutas, legumes e
verduras;
·
Prover atividades que valorizem e aproximem
os alunos dos alimentos menos aceitos;
·
Investigar o valor nutritivo dos alimentos
e despertar o gosto por eles;
·
Conhecer, nomear e identificar os
diferentes tipos de alimentos;
·
Entrar em contato com textos de gêneros
diferentes (lista de frutas/receitas);
·
Observar as cores e perceber os sabores e
textura dos alimentos;
·
Conscientizar-se, através da informação do
cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·
Conhecer a necessidade da higienização dos
alimentos e das mãos
·
Pesquisar e
registrar sobre a alimentação da família;
·
Buscar
informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses
feitas sobre o assunto;
·
Identificar
semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
·
Valorizar
atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·
Valorizar o
momento reservado à alimentação, durante a hora do lanche.
METODOLOGIA
·
Conversa e
registro (desenhos) sobre a alimentação preferida doa alunos
·
Registro dos
alimentos mais consumidos por toda a
família;
·
Identificação de
semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
·
Construção de
charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas,
verduras e legumes;
·
Identificação de
frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa
surpresa;
·
Solicitar que
cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as
preferências através da degustação;
·
Trabalhar com
recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato
que represente uma alimentação saudável;
·
Confeccionar
cartazes quanto a conscientização da alimentação saudável e Você Sabia....?
·
Construir uma
pirâmide alimentar com embalagens de alimentos
·
Palestra com uma
nutricionista;
·
Visitar uma
feira;
·
Preparação e
degustação de receitas saudáveis;
·
Promover
pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
·
Construir um
livro de receitas.
·
Observação da transformação dos alimentos
em outros- suco de frutas;
·
Confecção de painéis.
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
·
Cozinha
experimental
·
Sala de
Informática
·
Alimentos in
natura
·
Músicas
·
Sala de vídeo
·
Pesquisas em
diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
·
Recorte, colagem
e modelagem
·
Sucatas para
painéis
·
Cartazes
CULINÁRIA:
·
Salada de frutas e legumes;
·
Sucos;
·
Receitas saudáveis.
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela merendeira.
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela merendeira.
BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração
e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.